domingo, 22 de julho de 2012

Hellstar Remina - O Horror Cósmico


Hoje falarei sobre uma obra de terror diferente e particularmente interessante.

Hellstar Remina (Estrela da Inferno Remina) é um dos últimos mangas encadernados (Tankobon) do lendário autor de terror japonês Junji Ito.

Famoso por obras como Uzumaki e Gyo, a história de Hellstar Remina gira em torno da família de um cientista que descobre uma estrela e a batiza com o nome da filha, Remina, o problema é que “aquilo” não é uma estrela, e em pouco tempo começa a ir em direção a Terra!


Sem exageros, Hellstar Remina consegue produzir um efeito assustador no leitor, e acredito que ele seja inferior somente à obra-prima de Ito, Uzumaki, por conseguir abordar um tema tão diferente, que em condições normais provavelmente não pareceria assustador, mas nas mãos do autor torna-se uma história simplesmente aterrorizante que prende o leitor e o deixa apreensivo até o final.

Acredito que o ponto mais forte da história gire ao redor do terror absoluto criado por lutar com uma força que não possui nenhuma esperança de ser detida. Desde o início não é escondido que não havia salvação para a Terra. O sentimento de “não ter esperança” está presente no manga inteiro, e obviamente o final não será feliz, como de praxe para o autor.

Como de costume também, Ito não se preocupa em explicar a origem ou o destino da estrela, e acredito que poucos autores podem criar histórias de terror trabalhadas dessa forma e conseguir o sucesso que Ito consegue. Sempre que termino de ler uma obra dele sinto que ele as cria pelo prazer de explorar um terror que não tem razão ou sentido em ser o que é. É terrível, e ponto. Porque é dessa forma que o verdadeiro medo é, não podendo ser explicado, apenas sentido.

O manga está disponível para baixar, se você estiver interessado aconselho a baixar logo, pois se vier a ser publicado no Brasil, a versão online será tirada de circulação (como aconteceu com Uzumaki antes)

Link: 

Um comentário:

Jonas Otávio Bilda disse...

Fantasticamente terrível. Jamais li tão terrível material como este! Percebi neste mangá alguns fenômenos humanos bem explorados em filmes apocalípticos, em especial os que tratam de invasões alienígenas como o instinto de sobrevivência, o desespero, o fanatismo religioso, a aniquilação da moral e da razão. Imagino este mangá como uma longa-metragem, o quão intensa seria esta experiência.
Agradeço por partilhar o link para leitura on-line ou download, caro Rodrigo!