quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Um Maluco no Pedaço - O Episódio Perdido


Alguém aqui já ouviu falar do episódio perdido de "Um Maluco no Pedaço"? Eu costumava ser amigo do filho do criador Andy Borowitz, sempre ia para a casa deles pelo menos uma vez na semana. Eu era jovem na época e, na verdade, não sabia muito sobre "Um Maluco no Pedaço"; estava muito ocupado assistindo cartoons e colecionando figurinhas, de qualquer forma, provavelmente eu não iria entender o programa. Com o passar do tempo, eu e meu amigo crescemos separados. Saíamos juntos uma vez no mês (no máximo) e mal nos falávamos.

Eu comecei a assistir as reprises no Nick at Nite, o show era espetacular e eu não podia acreditar que estava tão perto do filho do criador todo esse tempo. Eu não perdia uma noite, até que, em um episódio, notei que as mães eram atrizes diferentes. Era confuso: qual o motivo da troca tão brusca? Eles pensaram mesmo que o público não iria notar?


Na faculdade, tivemos que fazer um projeto enorme, que requeria trabalho em grupo. O filho de Andy Borowitz estava na minha classe. Nós fizemos o grupo e combinamos de nos encontrar na casa dele às 6 da tarde para a pesquisa. Antes de ir para a casa dele, liguei meu DVR. Tinha alguns episódios passando e eu decidi assistir um antes de ir para a casa dele. Era um dos mais novos, onde eles tinham a nova mãe. Conforme ia assistindo, resolvi que talvez eu poderia perguntar ao próprio Andy o porquê da troca.

Eu cheguei na casa dele e começamos o trabalho, mas após algumas horas de pesquisas frustrantes, tiramos um intervalo. Eu estava indo ao banheiro e notei o pai dele na cozinho, percebi que essa poderia a melhor chance de perguntá-lo:

"Hey, Senhor Borowitz, como vai você?"

"Oh, estou bem. Como vai o projeto?"

"Complicado... estamos todos descansando agora."

Houve um silêncio constrangedor e eu finalmente disse o que queria saber há tanto tempo:

"Hey, eu estava assistindo 'Um Maluco no Pedaço' ultimamente... O que há com essa segunda mãe nas novas temporadas?"

"Bem, o contrato da atriz original expirou e ela não quis mais o papel, então tivemos que encontrar alguém para substituí-la."

"Eu só acho que isso pode ser confuso para alguns espectadores. Por que não houve um divórcio, ela fez uma viagem, ou mesmo tê-la matado?"

Ele ficou congelado, como se tivesse visto um fantasma.

"O que você sabe?" Ele perguntou.

"Hã?"

"O que você sabe, seu desgraçado filho da mãe?"

Eu olhei perdidamente para ele. Tentei me mover, mas aquilo tudo era muito assustador.

"Eu... eu... eu não sei porque você está me perguntando isso, senhor."

"Diga logo cacete, quem te contou isso?"

Nesse momento eu estava REALMENTE assustado. Quase procurando algo para usar como arma, só no caso.

"Honestamente, eu não sei do que você está falando!"

Ele me encarou nos olhos por 2 minutos; eu não pisquei.

"Venha ao meu escritório."

Ele saiu e meu coração estava disparado; eu estava coberto de suor e me sentia um balde de fezes. Eu corri ao banheiro e joguei um pouco de água no meu rosto tentando me recompor, mas eu estava muito assustado. Lentamente andei até seu escritório, podia ouvir alguns papeis sendo remexidos e alguns bilhetes em uma caixa. "Sente-se", ele disse. Eu não queria chateá-lo, então fiz exatamente o que ele disse.

Estava vasculhando uma velha caixa marrom, não estava etiquetada. Finalmente ele encontrou o que estava procurando: uma fita. A fita possuía uma etiqueta com alguma coisa escrita com marcador permanente, mas eu não consegui ler.

Ele a jogou na mesa e sentou, massageando a nuca... então ele olhou diretamente para mim.

"Em 93, quando Janet disse que não gostaria de continuar com o programa, nós começamos a pensar maneiras de dar continuidade à história. Havia 3 idéias: fazer ela ter uma viagem (para Nova Jersey), onde teria um trabalho como professora, deixando a família em Bel Air para trás. A segunda, era simplesmente achar uma substituta como era feito nos outros shows. A terceira idéia..."

Ele parou, estava me encarando como se estivesse prestes a vomitar. Seu rosto ficou pálido e seus olhos pareciam profundamente tristes; ele quase começou a chorar.

"Me desculpe [limpando os olhos]. A terceira idéia era acabar com o programa e matá-la de uma vez por todas. Filmamos tudo e decidimos colocar as 3 idéias para votação."

"As primeiras duas, foram escritas e filmadas sem problemas. No entanto, filmar a terceira foi o mais difícil. A maioria do elenco não queria fazer parte disso. Os que decidiram ficar, nunca mais se recuperaram do que viram. A atmosfera nas filmagens estava tensa e ninguem sorria. Normalmente, entre os takes, os atores conversavam entre eles, mas durante esta filmagem, eles permaneceram sentados ou com os braços cruzados até o tempo acabar e as filmagens recomeçarem."

Agora, sua voz estava rachando e seus lábios não paravam de tremer. Ele me deu a fita e disse para sair dali e nunca mais voltar, ou ele iria chamar os policiais.

Eu rapidamente peguei a fita, minhas coisas, e fui para casa.

Quando eu cheguei, já eram quase 11 da noite. Minha família estava dormindo, eles deixaram um pouco de comida no microondas para mim. Eu não queria comer, na verdade, apenas assistir a fita.

Eu fui para meu quarto e coloquei a fita no meu DVD/VCR player que ganhei de natal, pausei, fechei a porta. Quando voltei, me joguei na cama e apertei "play" com o controle remoto. Nos primeiros 5 minutos era apenas uma tela negra. Finalmente, a câmera focaliza e você a sala de estar da mansão. O Tio Phil estava sentado, assistindo TV e Carlton estava descendo das escadas. Os dois começaram a falar sobre os planos para a universidade de Carlton, mas você mal poderia ouvir o que eles estavam dizendo. O volume aumentava e diminuía naquela gravação, e não era algo divertido como é normalmente a série; eu tinha certeza que não era algo engraçado por causa das feições mortalmente sérias em seus rostos. 

Depois de algum tempo, a família inteira estava na sala de estar, exceto pela mãe. O telefone toca e o Tio Phil atende. Imediatamente ele começa a soluçar. Nesse ponto você finalmente poderia ouvir sobre o que eles estavam falando. Tio Phil foi ao chão, chorando incontrolavelmente e gritando em uma dor agonizante. Os outros sentaram e seus rostos inexpressivos. Os gritos continuaram por alguns minutos até que Carlton pega o telefone e começa a falar com a pessoa na outra linha. Ele diz apenas "yeah" e "adeus". Carlton saiu da cena e você poderia ouvir alguma coisa em latim seguido de um disparo de uma arma. Tio Phil ainda soluçava e gritava, mas o elenco olhava para o local onde Carlton havia saído. Vivian entrou em cena com uma espingarda na mão, também chorando e murmurando alguma coisa em latim. O elenco inteiro se dispersou e correu, menos o Tio Phil, que agora parecia ter convulsões. Vivian apontou a arma para a cabeça dele e atirou. Ela então caçou Carlton acima das escadas e atirou nas suas costas. Ele gritou de dor, mas não estava morto. Hillary conseguiu fugir junto com Will, e correram para perto da casa dos vizinhos.

Eles bateram na porta, mas não houve resposta. Continuaram batendo e tocando a campainha com o mesmo resultado. Checaram a maçaneta e abriram a porta, entrando e olhando ao redor; a casa não tinha energia ou luz. Eles imediatamente ficaram apavorados e procuraram um telefone. A cena corta para outra um pouco embaçada, onde Vivian amarra Ashley. Ela está chorando, mas é abafada por uma mordaça. Vivian então arrasta Carlton e começa a cantar uma música velha. Ela estava com um estranho, bizarro sorriso e as lágrimas caindo de seu rosto. Carlton começou a fazer uma oração, mas Vivian rapidamente apontou a arma e o mandou parar. Ela virou para Ashley e puxou uma faca, lentamente andou ao redor, cantando...

"Ashley, querida!"
"Uma garota tão boazinha!"
"Uma garota tão bonitinha!"
"Minha garota favorita!"

Ela levantou a faca e desceu com tudo para o pescoço de Ashley, mas antes que a faca a atingisse, a cena ficou preta. Isso foi seguido por uns 10 minutos de aplausos, que viraram murmúrios e depois gritos. Os gritos ficaram mais altos e então a cena voltou para Will e Hillary encontrando corpos mortos no sofá; as paredes e o chão cobertos em sangue, mas sem sinal de Vivian. Hillary diz para Will que eles têm que sair, mas ele diz "Não, eu quero ficar". Hillary começa a gritar com Will tentando convencê-lo, mas eventualmente desiste e corre para fora da casa. Não havia explicação do porquê de terem voltado para casa, tudo que você via era Hillary correndo desesperadamente. Novamente a cena fica preta por quase 1 minuto.

O show termina e os créditos aparecem. No fundo, uma foto de todos sentados no sofá: Tio Phil com a cabeça estourada, Carlton com uma enorme ferida no estômago e os órgãos à mostra, Ashley com a pele arrancada e Will com os membros despedaçados. Vivian estava no meio, sorrindo sentada coberta em sangue. Depois que os créditos acabaram, a foto ficou lá por bons 13 segundos.

Eu pulei da cama e apertei "ejetar". O VHS retornou, mas a fita ficou atolada dentro. Cortei e limpei a bagunça, comecei a examinar a fita e percebi que ainda havia muito filme do lado esquerdo. Com uma enorme dor no coração, joguei tudo no lixo.

Naquela noite, a figura do fim dos créditos assombraram meus sonhos, em vez de ver a família Banks sentada no sofá... era a minha própria, comigo no meio, sorrindo...

Nenhum comentário: