Boas festas galera, matéria especial
da virada de ano! Nossa, essa matéria ficou realmente maior do que eu espera,
mas tudo bem, esse jogo merece. Curioso que tentei não deixar a matéria
confusa, mas não teve jeito, ela está realmente confusa, o que na verdade
combina bastante com o jogo. Espero que gostem, feliz ano novo a todos!
ATENÇÃO! Devido a minha necessidade
pessoal de explicar o máximo sobre um tema, o texto a seguir contém SPOILERS.
Se você planeja jogar Yume Nikki e não quer descobrir vários segredos, não leia
o texto ou veja as imagens, em especial o final, pois vou dedurar legal. O
texto vem a seguir, e você FOI avisado.
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Yume Nikki é mais um exemplo de jogo
criado na plataforma RPG Maker que apesar do visual simples está fazendo um sucesso
relativamente grande pelo mundo.
Yume Nikki (Diário dos Sonhos) é um
jogo japonês da plataforma RPG Maker 2003 que foi lançado em 2004 pelo
desenvolvedor independente conhecido apenas como Kikiyama. O jogo ganhou status
de cult após ter sido divulgado no fórum japonês 2channel, se espalhando pelo
mundo em seguida. Hoje a internet está infestada de fanarts e fanfics dele. O
jogo é muito original e possui uma trama no mínimo curiosa.
A trama do jogo gira em torno da
personagem principal Madotsuki, ou melhor, dos sonhos da personagem, que são
onde o jogo ocorre.
Madotsuki é uma hikikomori (explicarei
no próximo parágrafo) e nunca sai de casa, ou seja, todos os cenários estão
acontecendo dentro da imaginação da garota.
“O
fenômeno hikikomori tornou-se relativamente comum no Japão nos últimos anos. Um
hikikomori é um indivíduo que se recusa a viver em sociedade, pelo menos a
real, e vive trancado em casa, jogando jogos online e comendo comida
instantânea. Essas pessoas não trabalham e são sustentadas pelos pais (a
economia do Japão vem tentando resolver esse problema a tempos) e estima-se que
atualmente 1% da população masculina do Japão seja constituída de hikikomoris,
mostrando os sérios problemas que a pressão social japonesa criou nesses
indivíduos, que se recusam a encarar viver vidas normais.”
No cenário inicial, a casa da garota,
não há muito para se fazer. Madotsuki não fala nada durante o jogo inteiro. Se
você tentar sair de casa a única resposta é Madotsuki balançar a cabeça em
sinal negativo. O jogo começa quando você deita na cama, dentro dos sonhos de
Madotsuki. O objetivo é colecionar todos os 24 “efeitos” (habilidades que modificam
a aparência da personagem e variam desde “cabelo de cocô” até “demônio”) estes espalhados
ao longo de 12 mundos diferentes, e colocá-los em uma sala especial,
destravando o final do jogo.
Ao longo dos cenários o jogador se
deparará com os mais diferentes ambientes, e conhecerá as mais bizarras
criaturas. Um dos pontos mais fortes do jogo é sua trilha sonora original que
combina perfeitamente com cada cenário. Vou postar um Link para a biblioteca musical completa abaixo:
Apesar de ser criado em uma plataforma
de RPG o jogo não pode ser considerado RPG. A personagem não pode morrer, e existe
a segurança de a qualquer momento você poder ativar a ação “beliscar a
bochecha” para voltar para seu quarto e recomeçar o sonho de novo. Os únicos
inimigos que podem representar alguma dificuldade são alguns poucos monstros e
os “Toriningen” (Humanos pássaro) quando estes tocam na personagem ela é teleportada
para um ambiente inescapável conhecido como “Hell” (Inferno), de onde o jogador
é obrigado a acordar e recomeçar o sonho. A única forma de salvar o jogo é
escrevendo no diário da varanda da casa de Madotsuki, o tal diário dos sonhos,
onde supostamente Madotsuki anota os acontecimentos por onde passou no mundo
onírico.
Bem, o jogo que a primeira vista pode
ser aparentemente infantil, pode causar bastante perturbação aos despreparados.
No meio das confusões que são os diversos mundos de Yume Nikki (variando desde
mundos numéricos até esgotos e florestas fechadas) existem centenas de
mensagens subliminares e as músicas e cenários são depressivos e confusos o
tempo todo.
Muitos cenários enormes nem mesmo possuem um propósito, parecem ter
apenas funções decorativas. Vi muitos relatos de pessoas que jogaram o jogo por
meia hora e não aguentaram mais dizendo que a ambientação e as cores causavam
uma sensação melancólica e desconfortável. Muitos relacionaram essa sensação de
abandono com o fato da personagem não falar e dos seres que ela encontra também
raramente falarem alguma coisa.
Dois dos “efeitos” encontrados por
Madotsuki merecem um destaque especial. O primeiro é “Cat” (gato) que faz com
que Madotsuki vista uma fantasia de gatinha e mie. Esse efeito produz reação em
quase todos os personagens do jogo, normalmente eles arregalam os olhos ou se
movem mais freneticamente tentando segui-la. Algumas pessoas relacionam essa
atitude com eles estarem “excitados” por ela. O outro efeito é “Knife” (Faca) o
único efeito violento do jogo. Ao utiliza-lo a maioria dos personagens que podem
se mover tentam fugir (outros ficam tremendo). Madotsuki pode usar a faca nos
personagens, nesse caso eles normalmente gritam e desaparecem, alguns tem
outras reações mais estranhas.
O jogo não se preocupa em explicar
absolutamente nada, o que deu margem para que os fãs criassem diversas teorias
sobre os significados dos sonhos de Madotsuki. Falarei sobre os principais aqui
e aproveitarei para falar sobre diversos personagens importantes da série, que
estão relacionados com as teorias.
A teoria mais aceita é que Madotsuki
teria sido vítima de estupro, provavelmente pelo personagem representado por
“Seccom Masada-Sensei”. Ele seria professor de piano de Madotsuki (a mesa dele
tem duas cadeiras), e ele é um dos poucos personagens que possui uma cama onde
Madotsuki deve deitar para prosseguir no cenário. Existe também o personagem
conhecido como KyuuKyuu-kun, que possui um formato fálico.
Para encontrá-lo você deve rasgar uma porta em
forma de zíper que sangra (uma referência à virgindade roubada?) para piorar,
ele esfrega um corrimão quando você fala com ele, se você usar o efeito “Gato”
ele esfrega mais rapidamente, se você usar “Faca” ele esfrega mais lentamente
(o que alguns teorizam simbolizar que ele não iria parar independente do que se
faça). Essa teoria também é fortalecida por vários monstros com formato de
útero (alem de úteros estilizados nos planos de fundo) que simbolizariam medo
de gravidez por estupro e pelas famosas manchas de sangue que estão espalhadas
em lugares escondidos do jogo e poderiam significar lugares onde a garota foi
violentada, além de quadros sugestivos pelo jogo.
Outra teoria seria que Madotsuki
na verdade está morta, e o mundo dos sonhos seria na verdade o mundo espiritual,
o quarto seria a parte dela presa no mundo real, onde ela teria morrido. Nesse
caso as manchas de sangue mostrariam lugares onde ela pode ter morrido ou viu
pessoas morrerem (talvez um assassino). Outros dizem que a causa da morte foi
um acidente de carro. Já que existem várias referências a pessoas mortas nesse
tipo de acidente (outras pessoas que estavam no mesmo veículo que ela, talvez)
nesse caso temos “Corpse-san” um garoto verde (decomposto?) e ensanguentado no
chão que se contorce aparentemente atropelado.
Temos também “Scarf Girl”, uma
garota invisível normalmente, mas quando exposta ao efeito “Semáforo” no sinal
vermelho, fica visível (alguns teorizam que no sinal vermelho ela foi acertada
por isso fica visível, depois, no sinal verde, ela já era um fantasma). E as
“monochrome sisters” Monoko e Monoe. Monoko parece uma garota comum, mas quando
é exposta ao efeito “Semáforo” no sinal vermelho se transforma em uma figura
deformada e cheia de braços, sendo que alguns dizem que os vários membros
seriam a forma de uma garotinha interpretar fraturas expostas.
Há uma outra teoria que diz que na verdade Madotsuki é uma homicida, por isso foi trancada em casa e impossibilitada de sair. Ela só revelaria essa sua face no jogo quando o jogador consegue o efeito "Faca". Os personagens do mundo dos sonhos não se incomodam com a presença dela, mas fogem quando ela está com a faca na mão, talvez porquê soubessem do que ela é capaz. Mesmo quando mata outros personagens, o que não são cenas exatamente leves porque eles gritam e sai sangue, Madotsuki nunca muda sua expressão, seria frieza? De acordo com essa teoria a garota que seria o assassino e as manchas de sangue espalhada pelos cenários indicariam lugares onde ela teria assassinado outros personagens.
Existe ainda a teoria de que Madotsuki na verdade é um transgênero, essa é a mais fraca, o principal motivo seria porque no jogo, Madotsuki utiliza tanto banheiros masculinos quanto femininos. Existe um armário no jogo onde encontramos outra Madotsuki agachada dentro (ainda não saiu do armário?) e nesse caso os úteros e símbolos fálicos demonstrariam a confusão de Madotsuki quanto ao próprio sexo.
Existe ainda a teoria de que Madotsuki na verdade é um transgênero, essa é a mais fraca, o principal motivo seria porque no jogo, Madotsuki utiliza tanto banheiros masculinos quanto femininos. Existe um armário no jogo onde encontramos outra Madotsuki agachada dentro (ainda não saiu do armário?) e nesse caso os úteros e símbolos fálicos demonstrariam a confusão de Madotsuki quanto ao próprio sexo.
Uboa
Impossível falar de Yume Nikki sem
citar Uboa, ele, ou ela, é a principal razão pela qual o jogo “viralizou” na
internet, vindo inclusive a se torna um meme.
Uboa não possui sexo definido, nem
mesmo um nome oficial. O nome Uboa provavelmente surgiu da fonética do grito
dele “Uhhooooaaaa”. Alguns teorizam que o rosto de Uboa é uma referência ao
“Ghost Face” da saga de terror “Pânico”, enquanto outro apontam que é uma
versão corrompida da face de um “clanker” do jogo “Mischief Makers”.
A cena em que Uboa aparece é o único
momento de susto intencional no decorrer do jogo. Na casa da personagem Poniko
(uma garota loira que aparentemente é uma hikikomori como Madotsuki) se você
desligar e ligar as luzes várias vezes existe 1/64 de chance de o cenário mudar
e uma face negra surgir gritando no chão. A teoria geral é que aquela é a
verdadeira forma da garota Poniko (Uboa não aparece se Poniko tiver sido morta
com o efeito “Faca”) e que representaria um “lado negro” da personagem, que se
mostraria por impaciência (de Madotsuki brincar com as luzes) ou medo do
escuro. Nesse momento será impossível sair da sala, sendo esse o único momento
do jogo em que o efeito “se beliscar” não funcionará. A única saída é interagir
com Uboa.
Nesse momento Madotsuki será
teleportada para um cenário horizontal, de onde se vê uma figura gigante e
deformada ao fundo com vários braços, como no caso da garota Monoko. Ela é
vermelha e parece estar vomitando sangue. Alguns teorizam que essa imagem tão
grande e violenta representa a memória do corpo morto da própria Madotsuki, e
estaria tão escondida no jogo por ser uma imagem que Madotsuki tentou esconder
a todo custo de si mesma.
Aposto que você não está mais com
vontade de brincar com as luzes do seu quarto não é mesmo.
O Fim
Devo abrir um parêntese final para
comentar sobre como o jogo termina, e não há spoiler maior que esse...
No final do jogo, após pegar todos os
efeitos, Madotsuki acorda e vai para a varanda. Haverá uma plataforma lá. A
garota subirá na plataforma e se jogará de seu apartamento. Ou seja, Madotsuki
se suicida no final... Uma música muito triste toca e os créditos surgem,
juntamente com uma mancha de sangue no meio da tela. A mesma mancha de sangue
que citei alguns parágrafos acima, aquela que está escondida em alguns lugares
do jogo.
Na época, os fãs ficaram chateados com
esse final. Acredito que muitos esperavam que no final Madotsuki parasse de
sonhar e saísse do quarto, mas não, ela simplesmente se mata.
Existem diversas teorias do porque
Madotsuki age daquela forma. Uma delas é que naquela altura do jogo ela já não
saberia diferenciar o sonho da realidade, por isso se jogou tentando acordar
(mais ou menos como acontece no filme “Inception”). Outra teoria é que a garota
não queria mais viver no mundo real, preferindo se matar na esperança de poder
ir para o mundo dos sonhos eternamente. Os fãs tentam relacionar a mancha de
sangue que reaparece no final como se Madotsuki estivesse tendo uma premonição
que iria morrer quando as encontrava no jogo, e outros interpretam como se a
mesma mancha do final simbolizasse que ela voltou para os sonhos depois de
morrer.
Essa imagem que encontrei é uma das mais tristes e que melhor representa aquele momento. Madotsuki está deitada, indefinível se está morta ou dormindo. Os efeitos estão ao redor dela, como se fossem sua cama. No canto inferior direito está o diário, como se estivesse se desfazendo...
A minha teoria é que Madotsuki não
aguentava mais. Não se tem certeza sobre o que ela passou, mas ela passou por
muita coisa. Depois de conseguir todos os “efeitos” do mundo dos sonhos ela
simplesmente percebeu que não havia mais o que fazer. No desespero ela desistiu
daquela vida pequena que tinha e resolveu se libertar na morte.
Yume Nikki tem realmente um final
incrivelmente triste que nos faz pensar... Se você viver apegado a um mundo e
de repente perceber que já não há nada que se pode fazer. Você Continuaria? Ou
desistiria?
Vou colocar aqui um link para você baixar o
jogo. Divirta-se.
2 comentários:
Chorei no final
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