quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Ib – Do Outro lado da Arte


Um outro post sobre arte, que coincidência.

Hoje falaremos sobre o jogo Ib (se pronuncia como eeb ou “eve”) um jogo da plataforma RPG Maker criado pelo desenvolvedor japonês Kouri. Um jogo de suspense e terror, que já é bem conhecido pelos fãs da plataforma mundo afora, tendo inclusive uma enxurrada online de fanarts e fanfics.

Apesar das animações serem graficamente simples não subestime o jogo! Semelhante a Ao Oni o ponto forte são os sustos e o suspense, além disso, a história é muito criativa e interessante, uma vez conhecendo você com certeza vai querer saber o que acontece no final. A trilha sonora também é original e merece um destaque a parte.



O jogo começa quando a garotinha Ib vai com os pais a uma galeria de artes para a exibição das obras do artista conhecido como Guertena. Enquanto admirava um estranho quadro algo acontece... Ib de repente se vê sozinha na galeria e o ambiente ao seu redor parece ter mudado de alguma forma. A garota se vê obrigada a entrar e um quadro, e de repente parece ter ido parar em mundo onde todos os quadros de Guertena são realidade. Nesse mundo os quadros ganham vida e mãos saem das paredes tentando levar a garota. No caminho para tentar escapar desse mundo Ib encontrará Garry (um jovem de cabelos roxos) e Mary (uma garota loira um pouco mais nova que Ib) e juntos ele terão que resolver diversos puzzles antes de conseguirem voltar para casa.



Em Ib cada personagem possui uma rosa que representa sua alma no mundo da arte, se você perder todas as pétalas é Game Over (então deve-se salvar bastante) o mundo dos quadros é inconstante, e as vezes um mapa que pareceria seguro a primeira vista pode tornar-se um inferno de inimigos em poucos segundos.


Um dos pontos mais interessantes do jogo é que se você prestar atenção nos detalhes verá que os quadros (e por conseguinte o mundo dos quadros) representam o modo de ver a vida pela mente do artista da galeria, o que fica implícito em quadros como a dama de vermelho, o malabarista e etc, inclusive existem diversas prateleiras escondidas pelo jogo onde se pode ler quais foram as inspirações para os quadros.

Se você explorar os textos das obras espalhados pela galeria na primeira fase o jogo se tornará muito mais interessante ao longo da história, por exemplo, leia a descrição do quadro “claw/hands” estará escrito “cuidado com as bordas... quando você tiver esquecido”. Uma referência aos inimigos que saltam das paredes e só não atingem Ib se ela estiver bem no meio da passagem. Para os interessados postarei abaixo um link de onde você pode ler as descrições de todos os quadros do jogo.

http://ibrpg.wikia.com/wiki/Guertena's_Works

Vou colocar aqui alguns vídeos brasileiros do Gameplay, é só seguir as sequências se quiser continuar vendo:



Cuidado, SPOILERS à frente, se você planeja jogar o jogo não leia!

O Fim

O final do jogo vai surpreender você, pois de qualquer forma para um dos três personagens não será um final feliz. Existem diversos finais que serão influenciados pelas suas decisões ao longo do jogo, as mudanças mais drásticas serão aquelas escolhidas no capítulo final, na caixa de brinquedos. E não se engane, pode ser que Ib não tenha um final feliz. Aqui tem um vídeo com todos os finais, não vai chorar aí.

Todos os finais:


Eu particularmente me impressionei muito quando conheci Ib, pois não esperava muito de início... Mas existem muitos fãs pelo mundo (sou um deles) e a história realmente consegue ser assustadora em algumas partes, além do suspense constante em cada sala. Nos faz pensar sobre quem escolhemos para ser nossos amigos, e sobre o que nós sacrificaríamos para salvar quem amamos.


Baixar o jogo Ib:

2 comentários:

Anônimo disse...

sao quase 15 finais... da uma olhada alucinados-do-rpg-maker.blogspot.com/‎

Anônimo disse...

Nossa se vc gostou de Ib, tenta Alice Mare, tem uma historia fantástica e parece muito com Ib, recomendo fortemente!