quarta-feira, 26 de outubro de 2011

A verdadeira forma de Giygas


Essa história é sobre um jogo clássico, famoso no Japão, muito conhecido nos EUA e relativamente desconhecido no Brasil, mas que não pode passar despercebido aqui. Trata-se da franquia Earthbound (SNES) conhecido no Japão como Mother 2 (o primeiro jogo, lançado para NES, nunca foi lançado oficialmente para os EUA), é um RPG desenvolvido pela Ape em parceria com a HAL Laboratory. Idealizado por Shigesato Itoi e tendo a participação na producão de figuras como Satoru Iwata (que comandou a programação) e Hirokazu “Hip” Tanaka, o game buscava parodiar e brincar com vários elementos da cultura americana, de uma forma bem leve e humorada, com uma história envolvendo abdução e invasão alienígena aliada à habilidade de poderes psíquicos e paranormais. No entanto, essa abordagem foi totalmente esquecida no momento final do jogo, quando os personagens precisam enfrentar Giygas, o último boss, naquela que é considerado uma das batalhas com maior carga emocional de todos os tempos, levando-se em consideração a plataforma em que o jogo roda.


"Claramente citado como a pura incorporação do mal e o destruidor universal do cosmo, Giygas é uma entidade alienígena que busca o mal pelo mal e a destruição pela destruição. Ele não somente usa um exército de aliens e UFOs na sua missão, como usa sua pesada influência de maldade para influenciar o coração das pessoas a fazerem o mal e o ajudarem nessa empreitada". 

Até que você chega para matar o Boss, Giygas. Ao chegar no lar dele, você já se depara com uma coisa bizarra. Você está em um lugar orgânico, um corredor orgânico em meio à escuridão, e à sua frente, uma máquina chamada de Devil Machine. Andando até lá, você se depara com Pokey, um gordinho chato que já apareceu anteriormente. Ele diz que o Giygas concentra tanto poder mal que sua mente e corpo físico foram completamente destruídos. Depois de uma luta com o Pokey, ele libera o Giygas da Devil Machine, e aí a luta começa. Quando afirmamos que essa batalha é uma das de maior carga emocional dos games não estamos brincando. A batalha acontece em uma dimensão escura com sons alienígenas, a maioria dos ataques não surte efeito em Giygas e os ataques dele “Não podem ser compreendidos” no final das contas a única forma de derrota-lo é com o poder de fé da personagem Paula, que reúne o sentimento de vários personagens para dar fim ao mal.

Mas a verdade é ainda mais bizarra do que aparenta à primeira vista.


Segundo um teoria muito difundida no Japão, a estrutura da Devil’s Machine se assemelha muito ao Cérvix, também conhecido como o colo do útero da mulher. E a “forma” que Giygas adquire seria semelhante a de um feto, ou seja, toda a cena na verdade representaria um aborto

A tese também suporta o fato de que a origem de Giygas tenha sido através de um estupro. De acordo com a história canônica desde o primeiro Mother de NES, dois terráqueos chamados Maria e George foram abduzidos e obrigados a cuidar da criatura, designada a invadir a Terra. No entanto, indo além desse conto, Maria teria sido violentada pelos alienígenas a fim de gerar a criatura, e algumas das frases que Giygas profere na batalha final seriam na verdade o que Maria havia dito enquanto era estuprada. Memórias que teriam ''vazado'' de Giygas.
Isso sem falar, é claro, no nome original do jogo em japonês: Mother.
É contado no início da história que você deve voltar no tempo para enfrentar Giygas enquanto ele está mais “vulnerável”. Na verdade você voltou para abortar um feto. Gygas ainda não havia nascido, ainda não era mau durante a luta.


Pokey avisa a todo momento que Giygas é a verdadeira forma do mal, mas ele já mentiu diversas vezes durante a história para manipular as ações dos heróis, não seria primeira vez.


A famosa frase de ataque de Giygas “You cannot grasp de true form of Giygas’s attack” que significa algo como “Você não pode compreender a verdadeira forma de ataque de Giygas” não vem do fato dele ser pura maldade, mas sim dos movimentos de um feto tentando se proteger.


Alguns ainda dizem que o rosto de Ness aparecer na Devil Machine seria uma tentativa de Giygas tentar dizer que eles poderiam ser amigos.

Abaixo a famosa imagem do feto que estaria inserida durante a animação de luta com Giygas.




Parabéns Ness, você abortou o chefe final

A luta final é tensa, colocarei abaixo os vídeos para você sentir a intensidade emocional



Não parece um jogo tão infantil agora

Nenhum comentário: